Diêgo Prado pontua que nasceu e se criou no município e conhece mais os problemas da cidade que seu adversário 

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do CINFORM ON LINE conversou com Diêgo Prado (PSD), pré-candidato a prefeito de São Cristóvão este ano. Na oportunidade ele destaca que pretende usar sua experiência como “filho da terra” para dar novos rumos na gestão do município. Ele assegura que está mais preparado do que seu adversário que é indicado pelo atual prefeito Marcos Santana. Diêgo reclama dos serviços precarizados prestados pela Saúde Municipal, como também fala da velha frota de ônibus coletivos que se deslocam para São Cristóvão, além de uma série de locais que sofrem com enchentes e sem a devida drenagem. Confira, a seguir, esta entrevista: 

CINFORM ON LINE: Meses atrás você tinha confirmado sua pré-candidatura a prefeito pela oposição em São Cristóvão. Com as convenções se aproximando, sua decisão está mantida? Já existe previsão de algum ato político?

DIÊGO PRADO: Não apenas minha pré-candidatura está mantida, mas, principalmente, meu compromisso com o meu grupo político e com as pessoas da minha querida São Cristóvão. A cada dia que passa me sinto ainda mais encorajado para seguir firme e ir às ruas ao lado do povo que tem demonstrado muita simpatia e identidade junto à nossa pré-campanha para prefeito da Cidade Mãe. São muitas mães, avós e a própria juventude que nos abraçam e dizem que eu os represento. Então é hora de deixar a grande escola que foi a Câmara de Vereadores, onde estive por 12 anos, fazendo assim três mandatos consecutivos e bem sucedidos, e agora poder alçar vôos maiores como a cadeira de gestor da cidade onde nasci, cresci e vivo durante todos esses anos. No final de julho teremos o grande ato de lançamento de nossa candidatura, cujo fortalecimento vem da proximidade com a população.

CINFORM ON LINE: Lá atrás existia uma incerteza sobre seu adversário, que hoje está praticamente confirmado o nome de Júlio Júnior. Quem mais se identifica com o povo de São Cristóvão? Por que?

DIÊGO PRADO: Essa é uma pergunta que acredito que a melhor resposta virá de dentro das urnas em outubro, quando o povo sancristovense exercerá seu direito pleno de cidadania e fará a melhor escolha sobre quem de fato os representa. Será uma eleição onde teremos uma disputa entre um filho da terra, que nasceu, cresceu e se dedicou a estar desde muito cedo servindo e ajudando pessoas simples e humildes, pois foi onde sempre se sentiu verdadeiramente feliz; do outro lado um candidato que veio para trabalhar na atual gestão por ter sido genro do atual prefeito. O meu adversário não é um sancristovense, ele não nasceu aqui, não cresceu aqui e não conhece cada canto da nossa cidade, muito menos as necessidades do nosso povo. Então, eu acredito que ele não seja uma boa opção de nome para assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2025, mesmo sendo indicado pelo atual prefeito como seu sucessor. Aliás para mim isso denota perpetuação de poder em âmbito familiar e falta de oportunidade até mesmo para nomes da terra que sempre estiveram ao seu lado na gestão.

CINFORM ON LINE: Há algum receio de sua parte em enfrentar um pré-candidato apoiado pelo prefeito Marcos Santana?

DIÊGO PRADO: De forma alguma! Nós temos as mesmas chances de vencer as próximas eleições para prefeito de São Cristóvão. O nome dele está sendo indicado pelo atual prefeito para a sua sucessão, inclusive tentando dar nome e sobrenome do próprio prefeito para que se torne mais fácil apresentá-lo na cidade. Enquanto eu tenho uma história de vida, amor e trabalho por São Cristóvão. Eu estou como vereador há três mandatos, as pessoas me conhecem, sabem do meu trabalho e da minha disposição em servir. Esse meu jeito de ser próximo da população, amigo de todos, faz muita diferença na hora do corpo a corpo. Então, ele é indicado pelo prefeito e eu sou indicado pelo povo: eu quero trabalhar por uma São Cristóvão melhor para toda nossa gente, com transporte público de qualidade, acesso, acolhimento e atenção humanizada à saúde pública, infraestrutura e geração de emprego e renda. Aspectos como a política de inclusão e ressocialização são fundamentais para a reinserção de tantos pais, mães e jovens no crescimento sustentável de uma cidade que tem o privilégio de ser a Cidade Mãe.

CINFORM ON LINE: Falando nele, agora que já praticamente entramos nos últimos seis meses de sua gestão, qual a avaliação de sua administração após todos estes anos?

DIÊGO PRADO: O prefeito anunciou muitas obras nesse último ano de mandato e nós não sabemos se ele conseguirá realmente entregá-las à população. Tenho certeza de que se o prefeito tivesse feito essas obras ao longo desses quase oito anos de mandato, nós teríamos uma outra cidade. Eu tenho andado pelos nossos povoados, sede e Grande Rosa Elze, com o movimento “São Cristóvão que eu quero” e as pessoas têm participado e trazido as suas reclamações que se referem, principalmente, à qualidade do transporte público, a falta de pavimentação, drenagem, e a péssima qualidade das obras já entregues, tudo isso ligado à secretaria de infraestrutura, pasta ocupada pelo seu candidato à sucessão. Fora a precariedade nos serviços de saúde. Diferente do que o prefeito anuncia nas suas redes sociais, a população, principalmente na área rural, tem sofrido com a falta de infraestrutura que atenda às reais necessidades dentro de suas comunidades e de outros serviços básicos como iluminação, limpeza e segurança pública.

CINFORM ON LINE: Estamos nos aproximando do inverno, mas há algum tempo o povo de São Cristóvão, em algumas áreas específicas, continua sofrendo com enchentes e alagamentos nos dias chuvosos. Você tem soluções para resolver ou amenizar estes problemas?

DIÊGO PRADO: Esses são problemas que eu convivi na infância e adolescência, quando morava na rua Feira Velha e, anualmente, via as enchentes destruir as casas e os móveis dos meus vizinhos. Nessa época, eu já ajudava as pessoas para diminuir os prejuízos causados pela chuva. Está na hora de ajudar ainda mais a população sancristovense, colocando meu nome à disposição para ser o próximo prefeito da cidade e trabalhando para melhorar a drenagem desse e de outros locais com planejamento e investimento correto. O nosso agrupamento está unido para trabalhar por uma São Cristóvão mais desenvolvida e melhor para a nossa gente.

CINFORM ON LINE: Já tem um pré-candidato a vice-prefeito definido? Quem será? Que partidos estão apoiando seu projeto político?

DIÊGO PRADO: Eu sou pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo PSD, do nosso governador Fábio Mitidieri, e ao meu lado terei o meu amigo e também vereador, Edson Pereira, representando o MDB, que também faz parte desse agrupamento, assim como o PSB, PDT e PP. Até as eleições, acredito que o nosso agrupamento político será fortalecido por outras siglas que concordam com esse projeto de desenvolvimento para São Cristóvão.

CINFORM ON LINE: Existe chance para um entendimento com o PL do Coronel Rocha? Vocês já conversaram sobre política de São Cristóvão? Existe algum tipo de impedimento?

DIÊGO PRADO: O Coronel é um amigo, mantemos um bom diálogo político e creio temos a mesma vontade de ver nossa cidade avançar. Esperamos que esse diálogo se fortaleça em torno de um projeto de cidade, independente das siglas partidárias.

CINFORM ON LINE: Qual a sua avaliação da aliança firmada entre Marcos Santana e Gedalva Umbaubá?

DIÊGO PRADO: Acredito que o povo de São Cristóvão fará a devida avaliação em outubro. Eu permaneço mantendo a minha coerência de posicionamento, defendo o interesse do povo de São Cristóvão, independente dos convites sedutores de quem hoje detém a máquina estatal.

CINFORM ON LINE: São Cristóvão está estruturada para receber bem quem vem conhecer sua história e os seus pontos turísticos?

DIÊGO PRADO: São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, a sua história se confunde com a história do nosso Estado, além de ser dona de muita beleza, cultura e tradição. No entanto, todo esse potencial não tem sido bem desenvolvido e explorado pela atual gestão municipal para atrair investimentos e fortalecer o nosso turismo, gerando mais empregos e renda.

CINFORM ON LINE: Como se encontra a Saúde do município?

DIÊGO PRADO: Por incrível que pareça, quando o assunto é saúde, a falta de sensibilidade de uma gestora que é Assistente Social de formação e filha do próprio prefeito, é algo que nos deixa incrédulos. São muitas as reclamações que tenho ouvido nas diversas localidades onde o Movimento “São Cristóvão que eu quero” já passou. E vão desde a falta de profissionais, principalmente médicos, até a falta de insumos e medicamentos básicos. Além disso, é gritante a demora para que a população tenha acesso a consultas e exames especializados. Fora que terapias complementares, como Fisioterapia, têm vagas muito deficitárias para a real necessidade de saúde da população. Quando o assunto são mães atípicas com filhos que necessitam de consulta com neuropediatra, além de terapias com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogo, aí é que a coisa fica muito mais difícil.

CINFORM ON LINE: O serviço de transporte coletivo tem sido pauta de vários programas jornalísticos e reuniões administrativas. Dá para acreditar na promessa dos gestores de que o problema será resolvido?

DIÊGO PRADO: Esse é um assunto que eu tenho acompanhado de muito perto no meu mandato como vereador. Já estive na SMTT de Aracaju, que administra o sistema, já conversei com os empresários que prestam o serviço, já abordei esse assunto diversas vezes na Câmara de Vereadores e, recentemente, fui até o governador para pedir que São Cristóvão fosse beneficiada com os ônibus comprados após a isenção do ICMS do diesel, ofertada pelo governo para incentivar a melhoria da frota. Dois ônibus novos chegaram, mas a população sancristovense precisa de mais. Podemos, seguramente, afirmar que São Cristóvão tem a pior frota da região metropolitana. Diariamente, a nossa população é obrigada a utilizar um transporte público com ônibus muito velhos, quebrados, com horários irregulares e com uma tarifa que não condiz com essa realidade. Diante desse cenário, o nosso atual gestor falta às reuniões e demonstra pouco interesse em trazer soluções rápidas e efetivas ao serviço.

CINFORM ON LINE: Você conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri em seu palanque? Ele vai participar ativamente de sua campanha?

DIÊGO PRADO: Com certeza! Eu sou o candidato do PSD e do governador Fábio Mitidieri para a Prefeitura de São Cristóvão nessas eleições. Ele já declarou apoio ao nosso projeto e estará no nosso palanque sim. Fábio é meu aliado político e o seu apoio será muito importante para o sucesso do nosso projeto de desenvolvimento para São Cristóvão.

CINFORM ON LINE:  Concluindo a entrevista, como ficaram as chapas para vereador? Qual a estimativa de eleitos dentro do seu agrupamento?

DIÊGO PRADO: Temos clareza que, apesar de termos hoje maioria na Câmara, nem todos os atuais vereadores de mandato que estejam como pré-candidatos serão reeleitos. Mas isso tem sido trabalhado com tranquilidade dentro do grupo pois a concepção da grande maioria é de projeto e assim a construção garante espaços para todos não apenas no mandato ou em cargos na administração do município, mas onde possamos ampliar nossa participação em outras esferas. Mas creio que faremos maioria na base aliada.

FRASES

“São muitas as reclamações que tenho ouvido nas diversas localidades”

“Podemos, seguramente, afirmar que São Cristóvão tem a pior frota da região metropolitana”

“Eu permaneço mantendo a minha coerência de posicionamento”

“Diferente do que o prefeito anuncia, a população tem sofrido com a falta de infraestrutura que atenda às reais necessidades”

“Está na hora de ajudar ainda mais a população sancristovense”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária projeta comércio exterior em Sergipe

    O Governo de Sergipe tem buscado posicionar o Estado como [...]

  • Governo do Estado explica que juntas de dilatação das pontes não são rachaduras

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de [...]

  • Entenda as principais mudanças da reforma tributária

    Sancionada nesta quinta-feira (16) à tarde, a lei complementar que [...]

  • A UFS é o seu lugar: fique por dentro dos procedimentos para o Sisu 2025

    Inscrição no sistema acontece de 17 a 21/01 e pré-matrícula [...]