A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente durante o Verão Sergipe para garantir assistência e atendimento aos foliões. A atuação da SES no evento contará com as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), o trabalho preventivo da Vigilância Sanitária Estadual e ações educativas do programa IST/Aids com o ‘Camisildo’.
O evento terá início em Itaporanga D’Ajuda, na Praia da Caueira, litoral sergipano, de 12 a 14 de janeiro, com diversas atrações musicais e esporte na estação mais quente do ano. Depois, segue para a Ponta dos Mangues, em Pacatuba, de 19 a 21 de janeiro. Já de 26 a 28, o evento acontece em Canindé do São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, completa a programação.
Atendimento e assistência
Visando a celeridade e eficiência na assistência à saúde, o Samu 192 Sergipe estará presente no Verão Sergipe para atender eventuais ocorrências. O evento contará com posto médico composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização.
Além disso, o serviço móvel contará com cerca de 40 profissionais envolvidos, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que estarão à disposição dos foliões, caso seja necessário, e a presença da Unidade de Suporte Avançado (USA) e da viatura tipo A para dar apoio ao evento.
Fiscalização de alimentos
Seguindo as diretrizes da RDC 656 de 2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Vigilância Sanitária Estadual estará mobilizada e atuante para garantir a segurança alimentar dos foliões do Verão Sergipe. O trabalho é preventivo e educativo, com a distribuição de folhetos informativos sobre o manuseio de alimentos, e tem o objetivo de verificar as condições necessárias para um bom funcionamento dos estabelecimentos, a fim de evitar danos à saúde pública no que diz respeito ao consumo de alimentos manipulados.
Durante a fiscalização, são verificados a higiene do ambiente, validade das matérias primas, acondicionamento dos alimentos conforme explicou o fiscal de alimentos Paulo Tiago dos Santos. “Analisamos se os alimentos estão sendo armazenados de forma adequada para não haver uma contaminação cruzada, além de verificar se os manipuladores estão uniformizados, garantindo um fornecimento de alimentos próprio para consumo visando o bem-estar da população”, disse.
Prevenção
Trazendo a temática ‘É verão. É folia. É curtição com cuidado!’, o programa IST/Aids da SES preparou diversas ações educativas para o Verão Sergipe, como a disponibilização de preservativos femininos e masculinos e a presença do veículo ‘Camisildo’ para conscientizar os foliões acerca da importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
É importante ressaltar que se houver falha do preservativo (rompimento ou escape), a orientação é procurar uma unidade de saúde para fazer a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) nas 72 horas seguintes, para que a pessoa exposta ao risco faça o teste rápido e, caso o resultado seja não reagente, inicie a profilaxia com medicamentos por 28 dias. Ao completar 30 dias, o indivíduo repetirá os testes rápidos. Os exames deverão ser repetidos após 60 e 90 dias.
Fonte, Secom – Estado