Prefeito fala na construção de creches e de passagens molhadas em Lourdes

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Esta edição de Política & Municípios traz uma entrevista exclusiva com o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Saulo Galeguinho (PT). Na oportunidade ele esclarece a polêmica recente com os policiais de Caatinga em seu município e reforçou seu respeito com as forças de segurança do Estado. Ele também antecipou novidades em áreas estratégicas como a Saúde e Educação e se compromete em promover uma gestão voltada para o desenvolvimento da cidade. Ele fala em parcerias com o governo de Sergipe e com o governo federal e, sobre política, não crava apoios, mas antecipa com quem tem dialogado para 2026. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: o senhor se sentiu intimidado pela presença dos policiais da Caatinga nas proximidades de sua residência. O que aconteceu, afinal?

SAULO GALEGUINHO: Devido à maneira que ocorreu, me senti, sim, intimidado. Houve episódios durante a campanha eleitoral, entre eles uma abordagem da polícia, sob uma denúncia muito frágil de alegação de arruaça que os próprios eleitores que eu visitava naquele dia estranharam. Não encontraram nada na ocorrência, mesmo os policiais tendo sido deslocados da segurança da Festa do Vaqueiro de Porto da Folha onde estavam. Em dezembro, quando uma parcela da população comentava que se manifestaria em uma sessão da Câmara, havia duas viaturas da Polícia de Caatinga mais cedo na frente da Casa Legislativa e alguns interpretaram como uma intimidação.

No dia do ocorrido que viralizou, a Polícia de Caatinga ficou em um terreno da minha família e populares começaram a comentar em grupos de Whatsapp, além de me ligarem, informando da presença deles e da posterior saída em direção à nossa casa. Na sequência eles seguiram em direção à minha casa, que se diga de passagem, está localizada numa rua sem saída, na Zona Rural, sem qualquer tipo de rota de fuga, e obstruíram o portão, me impossibilitando de entrar.

Ao chegar lá, eu me identifiquei como prefeito, como militar da reserva, mas não obtive informações do porquê estarem ali, apenas me informaram que estavam fazendo um retorno para voltar à cidade, porém fora das viaturas que estavam paradas.

Quando não tive resposta vi um filme passar pela minha cabeça, imediatamente relembrando o que aconteceu na campanha, resolvi fazer a live para tentar obter uma resposta do governador, não o acusando, mas pedindo uma resposta do Poder Público sobre o porquê daquilo. Minha família estava exposta e fiz isso como uma maneira de obter uma resposta.

Respeito muito as instituições militares, das quais minha família e eu fazemos parte, e jamais quis atrapalhar operação alguma. Foi uma infeliz coincidência que poderia ter sido evitada se o comandante me informasse que era uma operação tão importante.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Durante o vídeo que o senhor gravou explicando a situação, em determinado momento foi dito que houve uma abordagem policial durante a campanha eleitoral de 2024. O que aconteceu?

SAULO GALEGUINHO:  Foi uma abordagem feita por policiais que nem estavam em Lourdes naquele dia. Eles faziam a segurança da Festa do Vaqueiro em Porto da Folha e foram deslocados por uma simples denúncia de arruaça, que nem mesmo ocorria.

Não encontraram nada na ocorrência e seguimos nossa vida, mas com o trauma de ter sido alvo de uma ação policial que viralizou e a qual foi utilizada pelos nossos adversários como forma de difamar a minha imagem.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: O governador Fábio Mitidieri disse que o senhor teria atrapalhado uma operação policial e deveria ser grato pela “polícia dele” garantir a paz e a segurança do seu município. Qual a sua avaliação sobre a fala dele?

SAULO GALEGUINHO: Não seria a maneira com que eu me reportaria naquele momento, se eu fosse ele. Eu buscaria saber o que de fato aconteceu naquele episódio, visto que eu sou uma pessoa responsável e que não tem manchas no currículo. Mas entendo que devido à agenda e a forma que foi comunicado no meio de um evento, ele pode ter entendido desta maneira. Espero que tudo tenha ficado claro após os esclarecimentos feitos em uma live que está salva em meu instagram.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Falando um pouco sobre sua gestão, o senhor foi eleito dentro de um contexto de mudança administrativa em seu município, que por décadas foi gerido pela família Andrade. Sua eleição simbolizou um novo momento político em Nossa Senhora de Lourdes?

SAULO GALEGUINHO: Com certeza. Não só é um momento político, mas também um novo momento social, no qual teremos uma gestão completamente voltada para o desenvolvimento da cidade e do nosso povo.

Há uma série de medidas na Educação e na Saúde que explicarei logo mais, mas de antemão posso anunciar aqui que conseguiremos construir duas creches, sendo uma em parceria com o Governo do Estado e outra com o Governo Federal.

Iniciaremos as construções de duas passagens molhadas, que, para quem não sabe, são espécies de pontes que cruzam riachos, sendo estas localizadas nos povoados Cabaninha e Lagoas, tão sonhadas pela população local.

Iniciamos a implantação de redes de água nas comunidades que ainda não têm acesso a água encanada. Conseguimos trazer um veterinário e ainda um engenheiro agrônomo para dar suporte aos produtores da cidade.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Há informações sobre ações de sua gestão na área da Saúde, principalmente no que se refere o atendimento médico. Qual a realidade em menos de dois meses de trabalho?

SAULO GALEGUINHO: Nesse primeiro mês já fizemos ações importantes e que não eram realizadas, a exemplo da escala completa de médicos atendendo a população de segunda a sábado. Além disso, trouxemos outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas e psicólogos com atendimentos todos os dias.

Ações necessárias e que não eram feitas anteriormente. Mas a aprovação popular e a percepção de que inovar é preciso estão em alta nesse momento em Lourdes. E a confiança depositada nas urnas se torna uma realidade em nosso município.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Na Educação também se tem informações de algumas ações já neste início de mandato. O que o senhor já conseguiu realizar? Há um anúncio histórico sobre creches. Do que se trata?

SAULO GALEGUINHO: Tivemos uma visão especial com a Educação, já que atualmente existe um regime multisseriado no município. Quatro escolas, das seis que temos, atuam nesse regime em que estudantes de várias séries dividem a mesma sala, causando um prejuízo de aprendizagem e de desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.

Agora vamos fazer tudo que é correto, colocando cada um na sua sala, e seguindo aquilo que é orientação dos órgãos, a exemplo do Tribunal de Contas, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Governo Federal. Para isso, dialogamos bastante com as comunidades e o fato de termos sido democráticos nesse processo causou uma compreensão imediata da população.

 POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Gerir um município já é algo desafiador e comandar uma cidade de pequena dimensão territorial requer ainda mais habilidade. Como o senhor pretende impulsionar a economia local? Tem como gerar mais emprego e renda em seu município?

SAULO GALEGUINHO: Como nasci e cresci aqui em Lourdes, eu conheço bem a realidade e entendo o que pode ser feito. Sei das dificuldades que os jovens enfrentam e uma delas é a dificuldade de acesso a qualificação profissional e acesso ao nível superior, que serão um dos incentivos que farei estimulando e orientando as pessoas que querem ir para a universidade, com transporte e ajudas de custo, além de trazer cursos técnicos que podem ser ofertados no próprio município, a exemplo de parcerias com o Sebrae.

À parte desse incentivo ao empreendedorismo com atividades locais, pretendemos também explorar o turismo com o Rio São Francisco, no Povoado Escurial, e da nossa Cachoeira Porção de Pedras, considerada a maior queda d’água do Estado. Buscaremos também a chegada de indústrias e de investidores, dando incentivos e gerando empregos locais.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: O governador Fábio Mitidieri é seu adversário político. Mas como anda a relação institucional com o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes? Tem sido um parceiro? E o governo federal?

SAULO GALEGUINHO: Faço das minhas palavras as mesmas do governador Fábio no evento que ele organizou: “Eu sou governador de todos, meu partido é Sergipe”. Estamos dialogando e há benefícios que serão encaminhados para a nossa cidade, com compromisso de realização. Essa parceria acredito sim que dará certo, pois a relação entre gestores é fundamental para o nosso desenvolvimento. Afinal, fomos eleitos para melhoria de toda população e não só dos eleitores que nos colocaram como chefes do Executivo. Na instância Federal, sim. Nas visitas que fizemos a ministérios vimos a quantidade de recursos que podem ser pleiteados e vamos sim buscá-los.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Falando em política, o senhor já tem compromisso formalizado para governador em 2026? Defende algum nome? E para o Senado Federal? Quem terá seu apoio em Lourdes?

SAULO GALEGUINHO: Acredito que ainda está muito cedo para falarmos desse cenário. Meu foco atualmente é levar o desenvolvimento para a cidade. Meu partido ainda não tem posicionamento definido e aguardarei mais um pouco para a minha decisão. Mas estou aberto para dialogar com todos junto ao partido.

POLÍTICA E MUNICÍPIOS: Já para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa, quem serão seus pré-candidatos?

SAULO GALEGUINHO: Tenho dialogado com os parlamentares e alguns desde antes da campanha têm conversado e orientado. Exemplos são os deputados Lidiane Lucena, Chico do Correio, Paulo Júnior, João Daniel, Thiago de Joaldo, o Senador Rogério e o secretário de estado do Rio de Janeiro, André Moura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Propaganda irregular em Malhada dos Bois desafia órgãos fiscalizadores Na [...]

  • Pagodum faz encontro com amigos do pagode e arrocha em Aracaju

    Este domingo vai ser muito especial em Aracaju com o [...]

  • Kaelzinho Ferraz revoluciona o brega com novo projeto audiovisual

    O cantor Kaelzinho Ferraz surpreende os fãs ao lançar seu [...]

  • Tratamento de Choque: terapia e comédia com humorista índio Behn em Aracaju

    Prepare-se para uma noite de risadas e reflexões com a [...]

  • Aproximação da Páscoa movimenta varejo em Aracaju

    A Páscoa, mais do que uma época de celebração religiosa, [...]