Com o objetivo de tornar a Carteira Nacional de Identificação (CIN) ainda mais acessível, nesta quarta-feira, 16, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) recebeu da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) a primeira unidade móvel para emissão da CIN a pessoas com deficiência (PcD).

A parceria entre Seasic e SSP conta com estrutura adaptada para beneficiar pessoas com deficiência que buscam acessar serviços públicos para obter a CIN, bem como seus familiares e organizações que atuam na defesa e promoção dos direitos das PcD.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressalta a importância da parceria entre as duas pastas e os benefícios que a nova unidade móvel deve proporcionar à população. “Com a nova van, conseguiremos chegar a comunidades e regiões mais periféricas para buscar essas pessoas que precisam desse documento que é um direito, e com isso levamos mais inclusão e garantia de direitos para todos. Essa é a nossa missão”, enfatiza a secretária.

Para o delegado-geral, Thiago Leandro, a entrega do veículo demonstra o compromisso com a cidadania. “Esse veículo que irá até as pessoas está equipado com equipamentos propícios para a emissão da carteira de identidade, além de uma estrutura inclusiva, proporcionando assim o melhor serviço possível para todos”, adiciona.

Termo de Compromisso

Durante a ocasião, também foi assinado termo de cooperação mútua entre as duas repartições que viabiliza o atendimento exclusivo a pessoas com deficiência na emissão de documentos de identificação civil, como a Carteira de Identidade Nacional.

O secretário-executivo da SSP, coronel José Andrade, descreveu a união entre as duas secretarias como uma ação em prol da sociedade sergipana. “Pensamos em todas aquelas pessoas que necessitam de um atendimento especial, mais inclusivo, com uma estrutura adaptada para  todos, que possa ir para todos os lugares para atender a todos da melhor forma”, completa.

CIN Inclusiva

Na sede da Seasic, já existe um posto que realiza a emissão da Carteira de Identidade Nacional especificamente para pessoas com deficiência, em tratamento oncológico, pessoas com fibromialgia, autistas e idosos.

A coordenadora da CIN Inclusiva, Amanda Laís, explica que toda a estrutura e o treinamento dos técnicos é especializado para atender a população PcD. “Nosso espaço foi desenvolvido para receber as pessoas de acordo com suas deficiências. Contamos com uma estrutura inclusiva, com um espaço multisensorial, intérpretes de libras, para fornecer um atendimento humanizado e garantir o direito deles a seus documentos.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju avalia melhorias para mobilidade urbana do Bugio

    O vice-prefeito e secretário de Comunicação de Aracaju Ricardo Marques, [...]

  • Laboratório de Análises Clínicas do Huse tem desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade

    O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgências de [...]

  • Programa Cidades Intermediadoras está em mais de 100 municípios nordestinos

    Criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e [...]

  • Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

    No dia 24 de janeiro de 1835, trabalhadores africanos escravizados ocuparam [...]

  • Aracaju Previdência estende prazo da Prova de Vida para os nascidos em dezembro e janeiro

    Devido à mudança de gestão municipal, o Instituto de Previdência [...]