O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), promove, na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, uma agenda voltada à construção do Plano Estadual de Transição Energética. A programação, que será conduzida junto ao Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia), contará com a apresentação dos resultados iniciais da pesquisa que baseia a política, além de articular parcerias com a administração estadual, a iniciativa privada e a sociedade civil.

A programação ocorrerá no Auditório do Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe, por meio de reuniões ampliadas. Pela manhã, entre 9h e 11h, estarão presentes representantes de secretarias e órgãos do Governo de Sergipe. Já pela tarde, das 15h às 17h, comparecerão entidades de classe e empresas. Anteriormente, já no dia 25, os estudos serão apresentados em audiência interna junto ao governador Fábio Mitidieri.

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o uso sustentável da matriz energética sergipana. “Estamos avançando de forma sólida e planejada na construção da nossa Agenda de Transição Energética. Buscamos integrar práticas e soluções inovadoras, aproveitando o potencial do estado para contribuir com as metas globais de descarbonização e sustentabilidade”, pontua.

De acordo com o superintendente de Pesquisa da FGV Energia, Felipe Gonçalves, Sergipe demonstra liderança no setor energético nacional. “Realizamos uma análise metodológica, para entender como vamos integrar os planos do Governo Federal e as políticas de transição energética de outros estados ao contexto de Sergipe”, revela.

Histórico

Desde 2023, o Estado tem se dedicado ao estudo do processo de transição energética em Sergipe, que é reconhecido pela diversidade de sua matriz de energia e disponibilidade de fontes renováveis. Em novembro de 2024, a Sedetec e a FGV Energia fecharam contrato de consultoria e, desde então, as equipes vêm trabalhando em diagnósticos e propostas para orientar políticas públicas sob uma perspectiva renovável. O projeto é baseado no princípio da governança, contemplando os principais setores econômicos e priorizando um modelo inclusivo.

O estudo leva em conta iniciativas locais já em andamento, a exemplo de pesquisas e atração de investimentos no ramo de hidrogênio verde. Também são considerados aspectos regulatórios, institucionais e projetos-piloto. A metodologia participativa adotada busca integrar ações de instituições acadêmicas e de desenvolvimento institucional.

Serviço

REUNIÃO AMPLIADA 1 – Órgãos do Governo de Sergipe
Onde: Auditório do Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe – Av. José Carlos Silva, 4444 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE
Quando: 26 de fevereiro de 2025, das 9h às 11h

REUNIÃO AMPLIADA 2 – Atores da sociedade
Onde: Auditório do Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe – Av. José Carlos Silva, 4444 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE
Quando: 26 de fevereiro de 2025, das 15h às 17h

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Folia Entretenimento comemora sucesso da label Terapya

    Considerada pelos sergipanos e por todo music business como a [...]

  • Ministério da Saúde viabiliza tratamento pela primeira vez no SUS para crianças com AME

    O Ministério da Saúde anuncia uma estratégia inédita para viabilizar [...]

  • Parque da Sementeira: Prefeitura de Aracaju garante avanços na obra de revitalização

    Um espaço transformador, moderno e acessível. Assim será o Parque [...]

  • Após nova alta de juros, mercado reduz previsão para o PIB e inflação

    Após a taxa básica de juros ser elevada para 14,25% [...]

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    Cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina [...]