Sociedade sergipana reverencia sua trajetória voltada para o social e os mais pobres

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

No final da tarde desse domingo (1), o povo de Sergipe se despediu de Maria do Carmo do Nascimento Alves, primeira mulher no Brasil a ser eleita senadora por três mandatos consecutivos e com uma vasta trajetória no serviço público, com um olhar diferenciado para os mais pobres, sendo uma voz atuante das mulheres sergipanas, dona de um estilo simples de agir, mas muito respeitada por onde transitava, seja por seus aliados políticos e apoiadores, como também por seus principais adversários.

Esposa do ex-governador João Alves Filho (in memoriam) e formada em Direito, Maria do Carmo dedicou parte de sua vida com um trabalho voltado para o Social, defendendo o direito das mulheres, que a enxergavam como uma verdadeira “referência”, por ser mais exitosa na vida pública da história de Sergipe até os dias atuais. Sua contribuição e seu legado são fundamentais, inclusive, para estimular uma maior participação feminina na política, mas também no preenchimento de cargos públicos relevantes.

Aos 83 anos, Maria estava internada na UTI de um hospital particular em Aracaju desde a semana passada. Ao se sentir mal, ela foi conduzida à unidade de Saúde e, após alguns procedimentos, revelou-se um quadro de câncer no pâncreas, já em um cenário de metástase. Ela foi velada e sepultada no Cemitério Colina da Saudade, onde foi realizada uma missa de corpo presente, celebrada por vários religiosos e que contou com as presenças de amigos, familiares e diversas autoridades sergipanas.

No “último adeus” para Maria do Carmo Alves, sergipanos e sergipanas das mais variadas classes sociais estavam presentes e promoveram diversas manifestações, em sua maioria, de agradecimento e/ou reconhecimento pelo trabalho social, pela inspiração e dedicação aos mais carentes. Filha de Cedro de São João, Maria deixou três filhos e diversos netos e tinha uma relação bastante afetuosa com todas as regiões de Sergipe, mas sem esconder seu carinho pelo Baixo São Francisco.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) decretou luto oficial por três dias pela morte da ex-senadora, assim como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jeferson Andrade (PSD). O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD), também, decretou luto oficial por três dias assim que tomou conhecimento do falecimento de Maria do Carmo. Os candidatos a prefeito de Aracaju também cancelaram suas agendas nesse domingo.

Foram várias as manifestações de apoio das redes sociais e até o sepultamento de Maria do Carmo. Ex-assessores e inúmeros secretários e diretores de órgãos públicos, nas gestões comandadas por João Alves Filho foram prestar suas últimas homenagens. Uma de suas propostas mais importantes foi o Pró-Mulher, programa social voltado para a educação e assistência médica gratuita para inúmeras mulheres carentes, e que virou uma referência no serviço público.

No Senado, Maria do Carmo Alves destacou-se também por ter sido uma das fundadoras da bancada feminina, assinando o projeto de resolução que a estabeleceu no Regimento Interno da Casa. Outra bandeira que foi pauta dos mandatos de Maria foi sua luta contra a violência doméstica contra as mulheres, garantindo ainda para elas oportunidades no mercado de trabalho. A ex-senadora também tinha um olhar dedicado à Educação, como defensora de projetos que garantiram a manutenção do Fundeb e pontuando a necessidade do seu financiamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju avalia melhorias para mobilidade urbana do Bugio

    O vice-prefeito e secretário de Comunicação de Aracaju Ricardo Marques, [...]

  • Laboratório de Análises Clínicas do Huse tem desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade

    O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgências de [...]

  • Programa Cidades Intermediadoras está em mais de 100 municípios nordestinos

    Criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e [...]

  • Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

    No dia 24 de janeiro de 1835, trabalhadores africanos escravizados ocuparam [...]

  • Aracaju Previdência estende prazo da Prova de Vida para os nascidos em dezembro e janeiro

    Devido à mudança de gestão municipal, o Instituto de Previdência [...]