O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) assinou contrato de gestão por mais cinco anos com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O acordo possui o objetivo de dar continuidade à parceria entre o Poder Público Estadual e o Parque, que é uma Organização Social Estadual (OS), que visa a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico local e regional.

A finalidade do contrato, que tem validade de cinco anos, é consolidar o SergipeTec como instrumento de desenvolvimento e pesquisa, atuando prioritariamente nas áreas de tecnologia da informação e comunicação; energia renovável (solar, eólica e hidrogênio verde); meio ambiente e biotecnologia; estímulo ao empreendedorismo e criação de ecossistemas de inovação; suporte a empresas de base tecnológica; e Inteligência Artificial, principalmente nos segmentos de Finanças, Agronegócio, Energia e Saúde.

“Sem dúvidas o contrato auxiliará o Parque a continuar atuando como instrumento de desenvolvimento e pesquisa em áreas que são prioritárias para a Sedetec e que constam no Planejamento Estratégico da pasta”, reforça o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho.

Para o presidente do SergipeTec, Eduardo Prado, este é um momento importante para o Parque e para o Governo, visto que o novo contrato traz novas metas e reforça a importância do trabalho desenvolvido no local. “Iremos trabalhar com foco, principalmente, em quatro programas centrais, que são extremamente estratégicos para nós e que são fundamentais para Sergipe. Na área de Inteligência Artificial (IA), queremos mostrar que o estado possui uma instituição que vai auxiliar no processo de transformação digital, não só da gestão pública, com a criação de produtos digitais diferenciados para o Governo, mas do estado como um todo”, ressalta.

Eduardo Prado frisa ainda o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Hidrogênio Verde, o qual intitula como a “energia do futuro”; Energia & Sustentabilidade, com foco, principalmente, em energias renováveis, como a energia solar e eólica; e Empreendedorismo & Inovação, com a perspectiva de apoiar novas startups com tecnologia de alto impacto em Sergipe.

“Neste sentido, queremos estimular a criação de uma incubadora de startups no Parque, padrão CERNE (qualificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), que tenha capacidade de desenvolver novas empresas – que utilizem tecnologias de alto impacto – em Sergipe, e fazer com que sejamos referência de inovação no Estado. Assim, iremos incorporar os quatro programas estratégicos e atualizados no cenário mundial e trazê-los para serem aplicados em Sergipe”, completa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra chikungunya ao SUS

    O Ministério da Saúde vai pedir a incorporação da vacina [...]

  • Vigilância Sanitária intensifica ações na Vila da Páscoa para prevenir intoxicações alimentares

    A Vila da Páscoa, evento realizado pelo Governo de Sergipe [...]

  • Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida

    O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de [...]

  • Sergipe terá voos extras durante o superferiado da Semana Santa e Tiradentes

    Durante o superferiado da Semana Santa e de Tiradentes, haverá [...]

  • Prefeitura de Aracaju realiza tradicional Feira de Pescados até sexta-feira, 18

    A Páscoa é um período em que a procura por [...]