A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 será divulgada nesta terça-feira (28), no site oficial do processo seletivo. É hora de ficar atento e torcer para o seu nome aparecer na lista.

Para acessar o resultado, basta fazer o login da conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal. E se você for selecionado, o prazo para a matrícula ou o registro acadêmico é entre os dias 2 e 8 de março, na instituição para a qual foi escolhido. Fique de olho no edital para saber os dias, horários e locais de atendimento.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. A seleção é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e as vagas são abertas semestralmente.

Se você não for selecionado nesta primeira chamada, não desanime! É possível participar da lista de espera, que estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março. Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

É importante lembrar que o estudante selecionado em uma das opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.

Nesta edição do Sisu, são oferecidas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. Aproveite a oportunidade e boa sorte!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maurício Maravilha denuncia transtorno causado por obra da Deso aos moradores do José Conrado de Araújo

    Demonstrando grande preocupação com a situação dos moradores, o vereador [...]

  • Emília Corrêa anuncia quatro novas Unidade de Saúde da Família durante Conferência da Saúde

    Tiveram início na manhã desta terça-feira, 29, a 1ª Conferência [...]

  • Índia abre o mercado para limão, laranja e tangerina brasileiros

    O governo brasileiro e o governo da Índia concluíram negociação [...]

  • AGU cobra R$ 36,5 milhões de empresas negligentes com a saúde e segurança do trabalhador

    A Advocacia-Geral da União (AGU)  ingressou com 104 ações na [...]

  • Secretaria de Estado da Assistência Social lança edital do Programa Cisternas em Sergipe

    Pautado pelo princípio de que a água é um direito [...]