Muito utilizados como pré-treino por praticantes de musculação, os suplementos termogênicos têm como função, aumentar a produção de calor através da energia liberada por reações químicas controladas pelo sistema nervoso. Com isso, há a liberação de vários hormônios que resultam em um maior gasto energético.

Ao que parece, seu uso promove uma maior oxidação dos ácidos graxos musculares e preserva o glicogênio hepático e muscular, resultando no retardo da fadiga e diminuição da gordura corporal.

No mercado atual, os componentes mais conhecidos são:

  • Cafeína
  • Taurina
  • Dimetilamilamina (DMAA)
  • L-carnitina

Mas será que todos esses termogênicos são eficazes?

Na literatura, alguns estudos sugerem que os termogênicos contribuem diretamente para a perda de gordura. Em contrapartida, outros atestam que os mesmos não geram mudanças significativas na composição corporal, mesmo em praticantes de exercícios moderados. O fator principal dessa discrepância de resultados se dá por conta do tipo de suplemento utilizado em cada caso.

Alguns autores trazem a L-carnitina como ineficaz na função transportadora de ácidos graxos livres, além de não promover alterações significativas na composição corporal, tampouco na redução de gordura.

Já outros componentes como cafeína e as catequinas presentes no extrato de chá verde, quando combinados ao exercício físico e alimentação balanceadas, auxiliam a perda de peso, tanto por aumentar a termogênese e lipólise (quebra das moléculas de gordura), como aumentando o desempenho físico e mental, contribuindo para a redução da fadiga e tornando o treino mais eficiente

Mas muito cuidado! Essas substâncias são contraindicadas para quem sofre de doenças cardíacas ou transtorno de ansiedade generalizada. Além disso, em doses acima do recomendado, podem também causar efeitos adversos até mesmo em indivíduos saudáveis, como: dores de cabeça; ansiedade; insônia; tontura; náusea; tremores; arritmia cardíaca e aumento da pressão arterial.

Seja qual for a situação clínica, é importante consultar um profissional nutricionista para o uso seguro de todo e qualquer suplemento nutricional.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju avalia melhorias para mobilidade urbana do Bugio

    O vice-prefeito e secretário de Comunicação de Aracaju Ricardo Marques, [...]

  • Laboratório de Análises Clínicas do Huse tem desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade

    O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgências de [...]

  • Programa Cidades Intermediadoras está em mais de 100 municípios nordestinos

    Criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e [...]

  • Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

    No dia 24 de janeiro de 1835, trabalhadores africanos escravizados ocuparam [...]

  • Aracaju Previdência estende prazo da Prova de Vida para os nascidos em dezembro e janeiro

    Devido à mudança de gestão municipal, o Instituto de Previdência [...]