Thyago Silva reafirma compromisso de Emília em atender às necessidades do povo
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
A reportagem do CINFORM ON LINE entrevistou, com exclusividade, o futuro secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG) da Prefeitura de Aracaju, Thyago Silva, anunciado pela prefeita eleita Emília Corrêa (PL), através de suas redes sociais. O “Homem do Planejamento” da futura gestão falou sobre algumas metas estabelecidas pela prefeita, sobretudo pela promoção de políticas públicas eficientes e ações emergenciais para atender às necessidades do povo aracajuano. Ele também comenta sobre o trabalho que vem sendo realizado pela equipe de transição e sobre os desafios que a prefeita eleita terá pela frente. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:
CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, a prefeita eleita lhe convidou para uma das Secretarias mais importantes da capital. Como foi receber este “voto de confiança” dela?
THYAGO SILVA: Receber esse convite da prefeita eleita é, sem dúvidas, uma enorme responsabilidade. Nossa Prefeita, vem adotando critérios específicos ao apresentar nomes que possuem experiência em gestão e capacidade de transformar ideias em ações e, acima de tudo, gestores com sensibilidade e capacidade de escutar ativamente as necessidades e angústias do povo. Estou ciente da relevância da Secretaria e vou honrar essa confiança com trabalho incansável e resultados concretos para a nossa querida capital.
CINFORM ON LINE: Para quem não o conhece, quem é o futuro Secretário Thyago Silva? Possui experiência na área?
THYAGO SILVA: Sou alguém que construiu sua trajetória ouvindo as pessoas, trabalhando em soluções práticas e acreditando que a política é um instrumento transformador e deve estar a serviço do cidadão. Milito como advogado municipalista, tributarista, além de há alguns anos ocupar o cargo de procurador em um município do interior. Minha experiência é marcada por gestão eficiente, inovação e liderança, sempre trabalhei de forma técnica, mas sem nunca perder o olhar humano, porque acredito que a verdadeira transformação começa nas ruas, ouvindo quem mais precisa.
CINFORM ON LINE: Quais são suas principais metas já para o início da gestão? Como você espera ajudar a prefeita eleita efetivamente de imediato?
THYAGO SILVA: Minhas metas iniciais serão focadas em organizar processos, garantir a eficiência das políticas públicas e, principalmente, implementar ações emergenciais que atendam às demandas prioritárias da população através de Planejamento Estratégico definindo metas claras para orientar a alocação eficiente dos recursos. Quero ajudar a prefeita eleita Emília e o vice Ricardo a construir uma gestão marcada pela presença nos bairros, ouvindo as comunidades e transformando as palavras em soluções rápidas e efetivas. Os primeiros 100 dias serão de trabalho intenso para apresentar resultados que reflitam o compromisso assumido durante a campanha.
CINFORM ON LINE: Você já conversou com Emília sobre as projeções dela? Vocês vão seguir a tradição de apresentar bons resultados já nos primeiros 100 dias?
THYAGO SILVA: Sim, tenho tido conversas muito produtivas com a prefeita eleita. Emília é determinada e tem clareza do que quer realizar. O compromisso com os primeiros 100 dias é real, mas não será apenas para marcar posição. Será uma oportunidade de mostrar que a gestão está alinhada às necessidades do povo. Vamos trabalhar para transformar desafios em oportunidades desde o primeiro dia.
CINFORM ON LINE: Já tem um panorama de como vocês vão encontrar a Prefeitura de Aracaju a partir de janeiro?
THYAGO SILVA: Ainda estamos analisando as informações disponíveis, mas sabemos que alguns desafios são evidentes, como questões orçamentárias e problemas históricos na infraestrutura. A prefeita eleita já tem uma equipe trabalhando para garantir a transição com transparência, para que a nova gestão possa começar com planejamento e foco no que realmente importa: atender as demandas da população.
CINFORM ON LINE: A quantidade de secretarias atuais contempla a futura gestão? Serão criadas outras? Existe a possibilidade de redução das Pastas?
THYAGO SILVA: Essa é uma decisão que será tomada com muita responsabilidade e análise técnica. O foco da gestão será sempre a eficiência. Se houver necessidade de ajustes, sejam reduções ou reorganizações, será feito pensando em entregar mais com menos e em otimizar os recursos públicos.
CINFORM ON LINE: O remanejamento de 30% no Orçamento atual é suficiente para que Emília comece bem a gestão e apresentando resultados?
THYAGO SILVA: O remanejamento é um ponto importante para dar início à gestão com autonomia e ações rápidas. Entretanto, sabemos que será necessário um esforço de gestão e criatividade para maximizar esses recursos. Vamos trabalhar para transformar cada centavo em benefício para a população.
CINFORM ON LINE: Impasses previstos para janeiro, como a situação da Zona de Expansão e da licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, já têm alguma solução?
THYAGO SILVA: Esses são desafios que estamos acompanhando com atenção. No caso da Zona de Expansão, iremos atuar e aguardar o desfecho definitivo do litígio judicial. Já no transporte coletivo, será prioridade garantir um serviço digno, eficiente e justo para os cidadãos. Estamos prontos para abrir o diálogo com todas as partes envolvidas e buscarmos juntos soluções viáveis.
CINFORM ON LINE: Falando um pouco em Orçamento, a proposta prevista para 2025 é suficiente para se fazer um bom governo?
THYAGO SILVA: O orçamento previsto é um ponto de partida, mas sabemos que a realidade da gestão pública exige ajustes contínuos. Com boa gestão, priorização de investimentos e foco em captar recursos externos, acredito que conseguiremos entregar um governo que realmente faça a diferença.
CINFORM ON LINE: Os adversários de Emília tentam forçar uma narrativa de que não dará certo a gestão dela. O que o povo de Aracaju pode esperar efetivamente? Dá para Emília “furar a bolha do Sistemão” como ela prometeu na campanha?
THYAGO SILVA: A narrativa do “não vai dar certo” é típica de quem não é propositivo e prefere atacar. O que o povo de Aracaju pode esperar da gestão de Emília Corrêa e Ricardo Marques é trabalho, transparência e compromisso com as pessoas. Sim, a força do povo “já furou a bolha do Sistemão”, agora vamos construir ações concretas. A gestão não será de gabinete, será de diálogo direto nas ruas, ouvindo as necessidades reais e transformando-as em resultados efetivos.