SMTT será responsável pela inspeção e realizará vistorias periódicas

A Prefeitura de Aracaju, sob a gestão da prefeita Emília Corrêa, esclarece os recentes vetos relacionados ao transporte coletivo, subsídios e dívidas trabalhistas, além do Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas regras para a operação das empresas de transporte coletivo na cidade.

O projeto que gerou os vetos foi apresentado na Câmara Municipal após as eleições de 2024. O parecer para o veto foi emitido pela gestão anterior, também em 2024, que, apesar de ter deixado o parecer pronto, não o executou. O veto, por parte da gestão atual, foi realizado para evitar um caos no sistema de transporte, considerando que a nova gestão havia assumido o comando da cidade há apenas três dias.

Sobre os subsídios e dívidas trabalhistas, a exigência de quitação dessas obrigações não constava na licitação realizada pela gestão anterior. Contudo, para a nova licitação, a prefeita Emília Corrêa já determinou que essa será uma das principais condicionantes, uma vez que as empresas deverão apresentar certidões para poderem receber o repasse do subsídio. Vale ressaltar que, quando ainda era vereadora, a prefeita Emília Corrêa levantou a bandeira para que essa exigência fosse incluída na licitação, mas a gestão anterior optou por ignorá-la.

Proibidos de circular

O Decreto nº 8.042/2025 não prorroga prazos para as empresas se adequarem, mas estabelece um período de transição de 30 dias. A principal mudança é a proibição de circulação de ônibus com mais de 12 anos (a combustão) e 15 anos (elétricos). A empresa que não atender às novas regras, está fora do sistema. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) será responsável pela inspeção e realizará vistorias periódicas.

Além disso, a prefeitura enviará um projeto de lei à Câmara para a aquisição de 30 ônibus elétricos, visando modernizar a frota. “A Prefeitura de Aracaju reforça seu compromisso com a transparência e com a melhoria do sistema de transporte coletivo, garantindo que as novas regras atendam aos interesses da população e assegurem a regularidade dos serviços prestados”, conclui Emília Corrêa”.

“Estamos preparando esse projeto para enviar à Câmara, onde ele precisará ser aprovado antes da aquisição dos ônibus. Acredito que os vereadores darão celeridade ao processo, pois temos esse objetivo em comum, de melhorar o transporte coletivo de Aracaju”, destacou a prefeita Emília.

Por Habacuque Villacorte, da Equipe CinformOnline

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Natulab reforça trajetória de 25 anos com participação na edição 2025 da Abradilan Conexão Farma

    Começa nesta terça-feira, dia 18 de março, no Expo Center [...]

  • TECNOLOGIA E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: O DESAFIO DAS CIDADES PARA O FUTURO

    A era digital não é mais uma promessa distante – [...]

  • Novos auxiliares e “salto de Mitidieri” confirma que “2026 já começou”!

    Dois fatos políticos marcaram o fim de tarde dessa terça-feira [...]

  • RECEITA FEDERAL – “Sabemos que a situação financeira dos municípios é complicada”

    Delegado da Receita Federal alerta para consultorias que podem prejudicar [...]

  • Atualização cadastral dos rebanhos será obrigatória para emissão da GTA a partir de 1º de abril

    A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) alerta para [...]