No dia 12 de dezembro, a Vale vai inaugurar a sua primeira usina de briquete verde, localizada no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo. Esta é também a primeira unidade desse tipo no mundo. Com tecnologia inovadora desenvolvida pela Vale, o briquete é um produto aglomerado aplicável em altos-fornos e fornos de redução direta, que contribuem para a redução de emissões na cadeia produtiva do aço. Com o produto, as usinas podem produzir gerando 10% menos de emissão de CO2 no processo de fabricação do aço. O investimento na nova planta é da ordem de R$ 1,3 bilhão.

A Vale já iniciou a construção de uma segunda planta, projetada para operar no final de 2024. Com as duas unidades, a capacidade de produção da Vale será de 6 milhões de toneladas por ano.

Mas as projeções da empresa são mais ambiciosas: a expectativa é aumentar a sua produção de produtos aglomerados como briquetes e pelotas de minério de ferro nos próximos anos, com potencial para atingir uma produção de aproximadamente 100 milhões de toneladas após 2030.

A produção dos briquetes de minério de ferro é parte da estratégia da empresa de reduzir em 15% as suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035. A empresa também busca reduzir suas emissões líquidas de carbono diretas e indiretas (escopos 1 e 2) em 33% até 2030, como primeiro passo para se tornar uma empresa carbono zero em 2050.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com projeção de 30 mil foliões em 2025, programação do Galo do Augusto Franco será divulgada no dia 3 de fevereiro

    No próximo dia 3 de fevereiro, o Galo do Augusto [...]

  • Aumento na temperatura devido ao verão movimenta procura por ar-condicionado e ventilador

    Com a chegada do verão, o calor aumenta consideravelmente nas [...]

  • Entidades de classe da Segurança Pública manifestam apoio às ações de valorização profissional do Governo e da SSP

    Entidades de classe vinculadas às carreiras da segurança pública de [...]

  • Verão Sergipe 2025 leva desenvolvimento, cultura e esporte para Pacatuba

    Entre dunas, rio, lagoas, mangues e com praias ainda intocadas, [...]

  • Secretária da Educação de Aracaju se reúne com Sindipema e ouve demandas da categoria

    A secretária da Educação de Aracaju (Semed), Edna Amorim, acompanhada [...]