
Na manhã desta quinta-feira, 15, durante a sessão virtual da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) comemorou o relatório da Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas. O parlamentar utilizou o seu tempo de fala e fez a leitura do primeiro boletim que relata os esforços empreendidos pelo Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) para acelerar a vacinação no Brasil.
Dentre os avanços que estão sendo feitos, Bittencourt destacou a prioridade de importação imediata de seis milhões de doses prontas de vacinas para antecipar a imunização dos profissionais de ensino da educação básica.
“O consórcio já emitiu um documento dizendo que há a expectativa de comprar 15 milhões de vacinas e que 6 milhões será prioritário para o professor da educação básica. Eu sou professor e fiquei muito feliz quando li no relatório da Frente Nacional de Prefeitos que eles priorizariam a compra de vacinas a fim de tratar dos professores da educação básica. Esse universo é importantíssimo e precisa ser cuidado para que as aulas possam retornar, essa atividade fundamental que é o ensino”, destacou o parlamentar.
Visando acelerar o cronograma de imunizações contra a Covid-19 no Brasil, o Consórcio Conectar vem realizando interlocuções diplomáticas e comerciais. No dia 30 de março, o Conectar formalizou a intenção de compra de 15 milhões de doses de vacina com o maior laboratório estatal chinês, Sinopharm, que possui autorização em 38 países para a vacina BBIBP-CorV.
Na última terça-feira, 13, a diretoria executiva do Conectar se reuniu com o Fundo Soberano Russo (RDIF) para negociação de 30 milhões de doses da Sputnik V. A expectativa é de que o primeiro lote com até 5 milhões de imunizantes seja enviado entre maio e junho deste ano. As demais doses devem ser distribuídas de forma parcelada até o fim de 2021. Até o momento, cerca de 2 mil municípios brasileiros já aderiram ao Consórcio, que representa mais de 135 milhões de brasileiros.
Por Assessoria